Betinho e Francisco José têm candidaturas rejeitadas
- Rillen Rocha

- 5 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
A Coligação “Liderados pelo Povo”, que tem como candidatos na chapa majoritária Robinson Faria (PSD), ao governo, e Fátima Bezerra (PT), ao Senado, teve duas baixas de peso no segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade de Mossoró.
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou, em sessão do pleno, realizada na tarde de ontem, 05, os pedidos de registro de candidatura do deputado federal Betinho Rosado (PP) e do ex-deputado Francisco José Lima Silveira, pai do prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD). O pedido de candidatura de Francisco José foi solicitado pela coligação União pela Mudança II (PMDB/ PSB/ PR/ DEM/ PDT/ SD/ PROS), mas o ex-deputado apoiava para o governo o candidato do PSD.
Embora buscasse retornar a Assembleia Legislativa Francisco José não atendeu aos prazos determinados para filiação ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), que impugnou o registro, a documentação comprobatória de filiação partidária apresentada pelo postulante foi adulterada. O TRE determinou ainda a instauração de inquérito criminal para averiguar a fraude.
Francisco José “aceitou” decisão sobre registro
Teve candidatura homologada e tudo mas Francisco José não consta na lista de filiados ao partido. Uma ficha de filiação com certificação no cartório, do dia 5 de outubro de 2013, ou seja, um ano antes do pleito foi enviada mas o relator do processo chamou atenção para o fato de a data cair em dia de sábado, quando não há expediente cartorial. O MPE investiga a veracidade do documento porque à época, não havia em Mossoró comissão provisória constituída do PROS. A ficha do ex-deputado teria sido trazida para Natal, não tendo sido repassada quando a estrutura partidária foi montada na capital do Oeste. A tese foi acatada pelos desembargadores que votaram pelo indeferimento da candidatura. O relator do processo, juiz Verlano Medeiros, as certidões criminais apresentadas, como declaração do presidente do partidos e documentos produzidos unilateralmente não suprem a falha.
Betinho também teve problemas

Candidato à reeleição na Câmara Federal, o deputado Betinho Rosado também enfrenta problemas. Por 4 votos a 1, o Tribunal acatou o pedido de impugnação apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RN), devido o postulante constar na lista de “ficha suja” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Betinho foi condenado pelo TCE, em decisão final no dia 29 de julho de 2013, por ter as contas reprovadas enquanto secretário Estadual de Educação, entre os anos 2003 à 2006. O relator do processo, desembargador João Rebouças, apresentou o voto pelo indeferimento, sendo acompanhado pela maioria. O juiz Artur Cortez divergiu e Verlano Medeiros alegou impedimento e se absteve de votar.



















Comentários